Rede dos Conselhos de Medicina
Santas casas e áreas de atuação da medicina são temas de artigos Imprimir E-mail
Seg, 19 de Setembro de 2011 10:47

Dois novos artigos estão disponíveis no Portal Médico, a partir de hoje: A delicada situação das santas casas e A evolução nas áreas de atuação. O primeiro faz uma análise sobre a situação das santas casas e hospitais beneficentes, a importância dessas unidades para a sustentação do SUS e as dificuldades financeiras que enfrentam. O texto foi escrito por Edson Rogatti, diretor-presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp).

O artigo conta que, diante da crise financeira das santas casas, “algumas fecharam as portas e muitas estão diminuindo o número de atendimentos para o SUS como forma de atenuar o déficit operacional.”  E argumenta: “quando um hospital deixa de atender um paciente do SUS não o faz porque não é vantajoso, mas porque não é possível”.

Além do texto sobre a situação dos hospitais filantrópicos, está disponível no Portal novo artigo sobre as áreas de atuação da medicina aprovadas na Resolução 1.973/2011, publicada no Diário Oficial da União em 1º de agosto. Escrito pelo cirurgião plástico, conselheiro federal e coordenador da Comissão Mista de Especialidades (CME), Antonio Pinheiro, o texto explica o funcionamento da CME e as novas áreas de atuação reconhecidas na resolução: medicina paliativa, medicina do sono e medicina tropical; detalha a ampliação de áreas de atuação que passaram a ser associadas a mais especialidades; os ramos que deixaram de ser tratados como área de atuação e informa outras alterações previstas na resolução, como a “ampliação no número de especialidades vinculadas à área de atuação Hepatologia, que, a partir de agora, manterá ligações além da gastroenterologia, com a Clínica Médica e a Infectologia’, conta Antonio Pinheiro.  

Os artigos estão disponíveis na seção Opinião do Portal Médico e podem ser acessados aqui.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner