Rede dos Conselhos de Medicina
Socesp Marília realiza encontro sobre distúrbios do sono Imprimir E-mail
Qua, 24 de Agosto de 2011 14:09

A chance de uma pessoa desenvolver a hipertensão aumenta em até 3 vezes. Doença também está diretamente ligada à obesidade. Encontro para médicos discute o tema em Marília

A apneia do sono potencializa o surgimento das doenças do coração. As pessoas que sofrem desse distúrbio do sono, especialmente nas formas moderadas ou graves da doença, têm cerca de três vezes mais chances de desenvolver a hipertensão arterial em um prazo de até quatro anos, do que os indivíduos que não têm o problema.

O assunto será tema de um encontro para cardiologistas, clínicos gerais e estudantes de medicina, promovido pela Regional Marília da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), no dia 27 de agosto. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (11) 3179-0042 ou pelo site www.socesp.org.br. As vagas são limitadas.

“A apneia do sono é uma causa reconhecida de hipertensão além de aumentar o risco de infarto e acidente vascular cerebral. No entanto, ela ainda é subdiagnosticada pelos cardiologistas”, afirma o presidente da Regional de Marília, Paulo Celso dos Santos Moreira.

Dados americanos revelam que cerca de 24% dos homens e 9% das mulheres apresentam a Apneia Obstrutiva do Sono. Essas estatísticas aumentam a cada ano, uma vez que cresce o número de obesos no mundo. A principal característica desse distúrbio é a obstrução parcial ou completa da via superior durante o sono que dificulta ou mesmo impede a passagem do ar. Ocorre então uma queda do oxigênio na circulação e um breve despertar para a retomada da respiração normal. Essa queda transitória da oxigenação favorece a lesão do coração e dos vasos, podendo contribuir ao longo do tempo para fenômenos como a aterosclerose – obstrução das artérias – e a própria hipertensão arterial.

Paulo Celso dos Santos Moreira ressalta a importância do cardiologista reconhecer o distúrbio do sono no paciente e o encaminhar para um tratamento multidisciplinar, com uma equipe formada por especialistas em Medicina da Sono, fisioterapeuta e fonoaudióloga. “Só assim será possível tratar o problema pela raiz, garantir a adesão ao tratamento e atuar preventivamente a ocorrência de doenças cardiovasculares tais como o infarto ou o acidente vascular cerebral”, conclui.

 Encontro Distúrbios do sono e sua repercussão cardiológica

Data: 27 de agosto

Horário: 09h00

Local: Hotel Quality Sun Valley - Rua Aimorés, 501 - Marília

Inscrições: (11) 3179-0042/0068/0039 ou www.socesp.org.br (sem custos)

 

** acadêmicos e residentes em cardiologia podem se filiar à Socesp com isenção da taxa de anuidade para participação nos eventos da entidade. Basta levar um comprovante desta situação e preencher a proposta de filiação no dia do encontro.
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner