Rede dos Conselhos de Medicina
Congresso Brasileiro de Infectologia de 2011 será em Brasília Imprimir E-mail
Qua, 24 de Agosto de 2011 12:28
A cidade de Brasília, no Distrito Federal, será a próxima a receber o Congresso Brasileiro de Infectologia da SBI, entre 24 e 28 de agosto, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, local com capacidade para receber até nove mil pessoas. Dentre as novidades, está a ampla participação de especialistas do exterior nas conferências, e a divulgação do site www.infecto2011.com.br, com todas as informações sobre o evento.

O tradicional evento da Sociedade chega à sua 17ª edição e tem como foco principal a atualização e a revisão dos principais assuntos da Infectologia, além da reciclagem dos profissionais da área. De acordo com o presidente da comissão científica do evento, Juvencio Furtado, a programação do Congresso será abrangente e com conteúdo muito auspicioso, perfazendo um total de 70 sessões científicas. Estas sessões estão divididas em 35 mesas-redondas, 20 controvérsias, sete “top 10”, oito sessões do “chopp com especialista” e mais 12 conferências internacionais.

“Estamos nos empenhando para que este congresso seja um marco científico na história da Infectologia em nosso país. A abrangência e relevância dos temas propostos permitirão aprofundar a discussão dos principais desafios da especialidade, contribuindo para ampla atualização dos congressistas”, afirma o presidente da Comissão Científica, Juvencio Furtado.

Convidados internacionais - Certamente, um dos grandes destaques é a presença de especialistas de vários países que irão apresentar as pesquisas mais recentes e avanços científicos. Participam Adolf Karchmer, Helio Sader, John Boyce, Tim Schacker, Alan Landay, Michael Lederman, Kieren Marr, todos dos Estados Unidos, Andrej Trampuz e Didier Pittet, da Suíça, Eduardo Savio e Susana Cabrera, do Uruguai, Didier Raoult, da França, Rafaelle de Francesco, da Itália, Jesús Baño, da Espanha, e Jordan Feld, do Canadá.

Para Furtado, dentre os temas internacionais, a conferência Chronic Inflammation in HIV Disease, ministrada pelo professor Tim Schacker, da Universidade de Minnesota/EUA, será um dos pontos altos do Congresso, atraindo grande público por se tratar de um assunto que acabou de ser apresentado na Conference on Retroviruses and Opportunistic Infections, em Boston/EUA.

Inscrições de trabalhos - As inscrições de trabalhos estão disponíveis a partir de 15 de março no site www.infecto2011.com.br. Os resumos devem ter, no máximo, 2.500 caracteres (sem incluir o título, autores e instituições) e ser estruturados da seguinte forma: justificativa e objetivos, métodos, resultados e conclusões. A apresentação será feita oralmente, em miniconferências, ou via pôsteres.

Os principais temas para submissão de trabalhos são aids, infecção hospitalar, hepatites, doenças endêmicas, infecções oportunistas não aids, resistência bactéria e outros temas. Os interessados têm até o dia 15 de junho para submeter os resumos à avaliação, unicamente pelo portal do congresso, na área específica dedicada à submissão dos trabalhos com um formulário eletrônico.

Cursos pré-congresso - Os temas dos cursos pré-congresso programados até o momento são: Antimicrobianos na prática clínica; Atualização em hepatites virais; Atualização em HIV/aids; Biologia molecular em doenças infecciosas; e Medicina baseada em evidências, em parceria com a AMB.

Fonte: SBI

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner