CFM promove congresso de bioética clínica em Brasília, em 7 de setembro Imprimir E-mail
Ter, 23 de Agosto de 2011 19:58
Congressos de bioética reúnem pesquisadores do Brasil e do
exterior em Brasília entre 7 e 10 de setembro

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) promoverão em Brasília entre os dias 7 e 10 de setembro o I Congresso Brasileiro de Bioética Clínica e o IX Congresso Brasileiro de Bioética. Os congressos contam com a participação confirmada de 60 pesquisadores brasileiros e 25 estrangeiros. Dentre estes, alguns dos nomes de maior expressão da reflexão bioética internacioal: Johannes J. M. van Delden (Ultrech University – Holanda), Henk A. M. J. ten Have (Duquesne University – Estados Unidos), Stefano Semplici (Università di Roma – Itália), Maurizio Mori (Università degli Studi di Torino – Itália) e Jan Helge Solbakk (Universitetet i Oslo – Noruega), por exemplo.

Os congressos reunirão os pesquisadores convidados em mesas, conferências e comunicações orais relacionadas aos temas fundamentação da bioética (ética aplicada e tópicos de filosofia, por exemplo), bioética das situações persistentes (eutanásia, aborto, alocação de recursos e assuntos relacionados) e bioética das situações emergentes (biotecnologia, genética, células tronco, meio ambiente etc.). As inscrições podem ser feitas até a véspera dos eventos pelo endereço http://www.congressobioetica2011.com.br.

“Com o congresso de bioética clínica queremos impulsionar os debates sobre tópicos da assistência em saúde que estão estreitamente relacionados com o exercício da medicina“, explica o presidente do CFM e do I Congresso Brasileiro de Bioética Clínica, Roberto Luiz d’Avila.

O tema dos congressos é Uma década depois: bioética(s), poder(es) e injustiça(as), em uma expressa referência ao VI Congresso Mundial de Bioética, realizado em Brasília em 2002 e cujo tema foi Bioética, poder e injustiça. “O encontro de 2002 foi o ponto de partida para a politização das discussões bioéticas; as reflexões da área agora incluem problemas sanitários, ambientais e sociais, por exemplo”, afirma Volnei Garrafa, coordenador da cátedra Unesco de Bioética da Universidade de Brasília e presidente do IX Congresso Brasileiro de Bioética.

O ministro Carlos Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal (STF), comporá a mesa de encerramento das atividades do dia 7 de setembro. Britto proferirá a palestra A Bioética e o Direito.  Informações adicionais sobre os eventos podem ser obtidas em http://www.congressobioetica2011.com.br. Veja aqui a programação.