APM realiza XXXV Encontro Multidisciplinar de Citopatologia Imprimir E-mail
Ter, 23 de Agosto de 2011 15:51

Será realizado em 25 de agosto de 2011 na Associação Paulista de Medicina(APM), o XXXV Encontro Multidisciplinar do Comitê de Citopatologia. Durante o evento serão discutidos a nova nomenclatura colposcópica adotada pela Federação Internacional de Patologia Cervical e Colposcopia (IFCPC) e os principais avanços nesta área.

De acordo com Suely Alperovitch, presidente do Comitê Multidisciplinar de Citopatologia e uma das coordenadoras do evento, a nova nomenclatura foi aprovada em consenso geral por países como Israel, Canadá, Japão, Estados Unidos, Europa e Austrália, durante o Congresso Mundial de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia, realizado entre os dias 4 e 7 de julho de 2011, no Rio de Janeiro.

“A nova terminologia melhora a adequação e entendimento dos resultados obtidos nesta especialidade”, explica.

Também entram na pauta do evento a vacina profilática para o Papilomavírus Humano (HPV), suas indicações e aplicações.

“O debate é essencial, visto que o vírus HPV faz 500 mil novos casos ao ano em todo o mundo, levando alguns deles ao câncer de colo de útero”, alerta.

Além de Suely, participam do evento David Alperovitch, Débora Zveibil e Ignacy Wulkan.

XXXV Encontro Multidisciplinar do Comitê de Citopatologia da APM

Data: 25 de agosto de 2011