Rede dos Conselhos de Medicina
Abertas as inscrições para curso pré-congresso de tabagismo da SBPT Imprimir E-mail
Ter, 23 de Agosto de 2011 14:01

Curso faz parte da extensa programação do ASMA 2011, que acontece em Porto de Galinhas, de 24 a 27 de agosto

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) promove nesta quarta-feira (24), das 8h às 18h, o curso pré-Congresso de Tabagismo. O evento antecede o maior evento da Sociedade, o VIII Congresso Brasileiro de Asma, DPOC e Tabagismo - ASMA 2011, em Porto de Galinhas, Pernambuco.

O curso acaba de ser lançado e já tem inscrições abertas, com vagas limitadas. No programa, epidemiologia do tabagismo no Brasil e América Latina, guias, recomendações, e as mais recentes novidades em políticas de controle, medicamentos e intervenções não medicamentosas.

 Haverá, ao final, a apresentação de dois casos clínicos, seguida de discussão com a plenária. “Este é o momento para que os participantes falem, tragam seus problemas, dúvidas, discutam. É uma forma de provocar a plateia para o debate”, afirma o Dr. José Miguel Chatkin, coordenador do curso.

 Coalicion LA -  Ainda no curso, a terceira reunião anual do grupo que busca uniformizar o atendimento ao paciente fumante da América Latina. Neste caso, a boa notícia é que o Brasil é um dos países com os melhores índices de cessação de tabagismo da América Latina, além de concentrar o menor número de pessoas fumantes do continente, afirma dr. Chatkin.

 “Os índices mais alarmantes estão na Argentina, Chile e Uruguai. No entanto, no Brasil, pelas condições continentais, existem diferenças marcantes. Enquanto as capitais São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre detém os maiores percentuais de fumantes no país, no Nordeste estão as capitais com os menores números.”

 Cessação e cuidados - A cessação do tabagismo pode ser feita de diversas formas. São várias orientações, mudanças comportamentais e até mesmo medicações que podem auxiliar nesta dura batalha. Uma coisa, no entanto, é certa. O acompanhamento médico é muito importante e pode ser decisivo.

 “Sem acompanhamento, a possibilidade de sucesso é em torno de 5% ou 6%. Com atenção profissional, o número sobe para 50% a 60%, dependendo do caso”, afirma o médico pneumologista.

 Uma das principais tarefas do médico frente a um paciente que deseja abandonar o cigarro é transmitir ao paciente a ideia de que este abandono é um processo. “O fato de ele falhar uma ou duas vezes não significa que ele está fadado ao fracasso, que ele é covarde ou que ele não tenha força suficiente para lutar contra o vício. Na realidade, ele deve entender que isso é uma atitude que, progressivamente, será conquistada. Às vezes, demora”.

 Uma coisa é certa, o fator mais importante neste processo é a motivação do fumante. “É preciso entender que ele é portador de uma doença e, como tal, precisa de atenção médica. Uma vez procurando um profissional de saúde, ele tem uma boa chance de ter sucesso”.

 Tabagismo no Brasil -  O Brasil é um dos países mais desenvolvidos em termos de legislação antitabaco, afirma dr. Chatkin.

 “Falta bastante, mas é um dos países que mais se avançou. Um dos reflexos importantes é que o percentual de tabagistas caiu muito, houve uma redução muito significativa.”

 Para ele, falta agora disponibilizar tratamento em todas as unidades de saúde, para toda a população que desejar parar de fumar, e que os pacientes sejam ensinados sobre os malefícios do tabaco e os benefícios que a cessação trará para sua saúde.

 “Infelizmente a rede pública dispõe somente de alguns tipos de medicamentos, e não abrange toda a população que deseja parar de fumar. A lista de espera para conseguir uma vaga é de vários meses.”

 ASMA 2011 - O VIII Congresso Brasileiro de Asma, DPOC e Tabagismo – ASMA 2011, promovido pela SBPT de 24 a 27 de agosto, no Summerville Beach Hotel, em Porto de Galinhas, Pernambuco, contará com a participação de convidados nacionais e internacionais, em uma intensa programação científica que discutirá os principais aspectos destas três grandes áreas da especialidade: asma, tabagismo e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

 “Esta é a primeira vez que a região Nordeste sediará um único congresso que engloba os três grandes temas da pneumologia. Será um importante evento no qual o aproveitamento científico estará associado a momentos de lazer e descontração em Porto de Galinhas”, revela Fernando Lundgren, presidente do Congresso.

 Toda a programação do congresso, além de outras informações sobre inscrições e hospedagens estão disponíveis em http://www.sbpt.org.br/asma2011.

Fonte: SBPT
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner