Rede dos Conselhos de Medicina
Sétima edição da Caravana Cremepe/Simepe começa no domingo Imprimir E-mail
Ter, 16 de Agosto de 2011 15:08
caravanacremepe_simepeA partir do próximo domingo (21/08), terá início um dos maiores projetos de cidadania de Pernambuco, promovido pelo Conselho Regional de Medicina (Cremepe) e pelo Sindicato dos Médicos (Simepe). Trata-se da Caravana Cremepe/Simepe. Em 2011, a Caravana chega à sua 7ª edição com a meta de percorrer 52 municípios do Sertão do Estado. O projeto é organizado por entidades médicas, mas seu objeto vai além da avaliação dos serviços de saúde pública prestados à população.

A Caravana 2011 fiscalizará hospitais, postos de saúde, Programas e Estratégias de Saúde da Família (PSFs e ESFs), como também promoverá uma pesquisa com a população de cada município visitado sobre as condições de vida em vários aspectos. Serão distribuídos questionários aos moradores para que eles atribuam notas de zero a 10 sobre nove itens que impactam seus cotidianos, como o nível de educação nas escolas públicas, coleta de lixo e combate à violência e ao uso de drogas.

O projeto também terá como foco estimular debates e reflexões sobre cidadania. Em todas as cidades será exibido o filme “Pela Vida... Pelo Tempo...” – produzido pelo Cremepe, com apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM), que retrata a exclusão social no Nordeste. Após a exibição, é aberta uma discussão com a população local sobre a realidade da região.

Sessenta profissionais serão mobilizados nesta 7ª edição da Caravana, entre diretores, médicos e outros funcionários do Cremepe e do Simepe. O grupo se reunirá no próximo domingo na sede do Cremepe – Rua Conselheiro Portela, 203, Espinheiro, Recife – local da partida com destino ao Sertão. Eles serão divididos em seis equipes de 10 integrantes, cada uma comandada por um diretor do Conselho ou do Sindicato e com roteiro pré-definido.

A equipe comandada pela presidente do Cremepe, Helena Carneiro Leão, por exemplo, percorrerá municípios do Sertão do Araripe. Já o grupo comandado pela diretora de Políticas Públicas de Saúde do Simepe, Rafaela Pacheco, visitará cidades do Sertão do Pajeú. Clique aqui para conferir o roteiro da cada um dos seis grupos da Caravana.

 Reforço - Desde 2005, a Caravana Cremepe/Simepe vem fazendo um diagnóstico do serviço de saúde e das condições de vida da população nos municípios de Pernambuco. Com esse formato, o projeto já visitou todos os municípios do Estado. A Caravana 2011 marca o retorno do projeto ao Sertão, região visitada em edições anteriores (2005, 2006, 2007 e 2008).

Após o encerramento da Caravana, as direções do Cremepe e do Simepe farão um balanço das atividades, quando serão comparados os dados relatados nas edições anteriores com os encontrados na fiscalização deste ano, para verificar se houve evolução no serviço de saúde pública ofertada à população naqueles municípios.

Nas seis edições anteriores, foram constatados problemas graves e urgentes que vão desde a falta de serviços públicos básicos até o grande número de crianças e adolescentes abusados sexualmente, além da violência doméstica contra a mulher. Em razão da amplitude do trabalho da Caravana, este ano ela contará com o apoio de duas secretarias estaduais: Saúde e Mulher.

O secretário Antônio Carlos Figueira (Saúde) destacará profissionais da pasta para acompanhar os trabalhos da Caravana. Figueira, inclusive, informou à diretoria do Cremepe que acompanhará pessoalmente os dois últimos dias de trabalho da Caravana – 25 e 26 de agosto. Já secretaria da Mulher se comprometeu em enviar uma profissional de seus quadros para desenvolver trabalhos de prevenção e combate à violência contra as mulheres.

Fonte: Cremepe

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner