Rede dos Conselhos de Medicina
Reações alérgicas prevalentes em hospitais são tema de reunião na APM Imprimir E-mail
Sex, 05 de Agosto de 2011 11:27

O Departamento de Alergia e Imunopatologia da Associação Paulista de Medicina (APM) realiza, em 6 de agosto, sábado, o curso de “Alergia e Imunologia Clínica no Serviço de Emergência e no Paciente Internado”, das 8 às 13 horas. O curso será dividido em duas partes, cada qual com moderação dos doutores Elaine Gagete e Pedro Giavina-Bianchi, respectivamente.

O curso não é direcionado apenas aos especialistas em alergia e imunopatologia, mas também para médicos generalistas e de outras especialidades.

“Médicos generalistas e de diversas especialidades têm contato freqüente com as Doenças alérgicas que são prevalentes em pacientes internados e naqueles que são atendidos nos pronto-socorros”, explica dr. Pedro Giavina-Bianchi, professor associado da disciplina de Imunologia Clínica e Alergia da FMUSP (Faculdade de Medicina da USP).

Crises de asma, reações alérgicas a medicamentos, farmacodermias, dermatoses na infância e imunodeficiências são alguns dos temas que serão discutidos no curso, que visa a atualizar o participante quanto às novidades na área. Ao final de cada palestra haverá uma discussão geral sobre os temas apresentados.

 “As orientações terão um cunho prático, para que o médico generalista saiba mais sobre como diagnosticar e tratar as reações alérgicas de urgência e emergência em seu cotidiano” informa dr. Giavina-Bianchi.

  Entre os temas, o angioedema hereditário é a única doença rara, porém se não tratado ou se tratado incorretamente, leva à morte 30% dos pacientes acometidos. As inscrições devem ser feitas das 8 às 8h30, do sábado, dia 06 de agosto, no próprio local do evento.

Reunião Científica do Departamento de Alergia e Imunopatologia

Tema: Alergia e Imunologia Clínica no Serviço de Emergência e no Paciente Internado
Data: 6 de agosto de 2011
Horário: 8 às 13h
Local: Auditório da APM - Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - São Paulo/SP
Informações: (11) 3188.4281

Fonte: APM

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner