Rede dos Conselhos de Medicina
Campo Grande sedia jornadas de reumatologia de 31 de agosto a 3 de setembro Imprimir E-mail
Qui, 04 de Agosto de 2011 15:39

Novos tratamentos e pesquisas na área de  doenças degenerativas no campo da reumatologia deverão atrair mais de 1.200 profissionais de saúde do Brasil e do exterior

Com o tema “Infecção e Autoimunidade” a XIX Jornada Brasileira de Reumatologia e a XVIII Jornada Centro Oeste de Reumatologia acontecerão, simultaneamente, de 31 de agosto a 3 de setembro, em Campo Grande. Promovido pela Sociedade de Reumatologia do Mato Grosso do Sul, com apoio da Sociedade Brasileira de Reumatologia, os eventos serão realizados no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, na Praça dos Poderes.

 A expectativa é de participação de 1.200 profissionais de saúde de todo o Brasil e também do exterior, entre médicos, estudantes e representantes das indústrias farmacêuticas, para discutir os mais novos tratamentos e pesquisas na área das doenças reumáticas.

Nesta edição, as Jornadas contarão com palestrantes nacionais e internacionais para abordagens de temas como uso de células-tronco no tratamento de doenças degenerativas, tratamentos medicamentosos e não medicamentosos para fibromialgia, doenças infecciosas crônicas regionais associadas ao aparecimento de doenças autoimunes, atualização em diagnósticos e tratamentos para as principais formas de reumatismo, uso da vitamina D no tratamento da osteoporose e benefícios dos exercícios físicos em reumatologia, entre outros.

Entre os palestrantes internacionais, estão nomes como Cees Kallenberg, especialista em Reumatologia e Imunologia Clínica do Centro Médico da Universidade de Groningen, na Holanda, e Karel Pavelka, diretor do Instituto de Reumatologia da Charles University de Praga, na República Checa.

 Destaques da programação

No dia 31 de agosto, das 08h às 17h45, acontecerão três Cursos Pré-Jornada:

 Atualização em Dor, com abordagens sobre fibromialgia, síndrome miofascial e os principais reumatismos extra articulares; Aplicação Clínica da Ciência Básica, sobre imunogenética, farmacogenômica e medicina regenerativa; e Atualização em Laboratório, com discussões sobre fator reumatóide, anticorpos e autoanticorpos.

A partir do dia 1º de setembro, das 08h às 19h30, terá início a programação da Jornada, com três opções de agendas paralelas. Na primeira opção, serão palestras e debates sobre vacinação, uso de imunobiológicos e células-tronco, tratamentos para vasculite, espondiloartrite e artrite reumatoide. Já na segunda opção, serão destacadas palestras e debates sobre a relação de endemias – como leishmaniose, esquistossomose, tuberculose, Hepatite C e HIV – com doenças reumáticas; o uso de autoanticorpos nas doenças infecciosas e manejo das manifestações de lúpus.  Os participantes que optarem pela terceira opção vão debater temas como doenças emergentes; infecções em pacientes reumáticos e reumatologia pediátrica.

No dia 2, serão contempladas três opções de agendas, das 08h às 19h30. A primeira trará simpósios sobre aterosclerose precoce em doenças autoimunes sistêmicas; a importância da imagem nas doenças sistêmicas; artrite reumatoide de início recente; e estudos sobre o uso da vitamina D. Já a segunda apresentará um debate sobre plantas medicinais e tratamentos alternativos nas doenças reumatológicas; um simpósio sobre diagnóstico diferencial e abordagem terapêutica de lombalgias; uma palestra sobre imunobiológicos e biossimilares; atualização em esclerodermia e discussão sobre as novidades em artrite reumatoide. A terceira opção vai tratar de estudos epidemiológicos em doenças reumáticas; exercícios físicos em reumatologia e um debate sobre o uso de medicamentos biológicos.

 No encerramento dos trabalhos, no dia 3, haverá um painel aberto à discussão de casos, como ponto alto das duas jornadas, que acontecerá das 9h ao meio-dia. Profissionais de saúde que desejarem inscrever trabalhos voltados à área de reumatologia para apresentações durante o evento devem entrar em contato com a organização pelo telefone (67) 3301-8915. As programações completas das duas jornadas  estão disponíveis no site da Sociedade Brasileira de Reumatologia do Mato Grosso do Sul – www.reumatologiams.com.br.

XIX Jornada Brasileira de Reumatologia e XVIII Jornada Centro Oeste de Reumatologia
Data: 31 de agosto a 3 de setembro de 2011
Local: Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo (Parque dos Poderes – Campo Grande, MS)
Inscrições, informações e regras para inscrição de trabalhos:
www.reumatologiams.com.br ou (67) 3301-8915

Fonte: SBR

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner