Cremeb discute atendimento em unidades de emergência da Bahia Imprimir E-mail
Ter, 23 de Novembro de 2010 12:01
Seminário Desafios na Assistência as Urgências e Emergências Médicas é gratuito, e acontece nesta sexta-feira (26)

Algumas das manchetes mais preocupantes sobre a saúde na Bahia alarmam a população relatando os problemas enfrentados nas emergências de hospitais e clínicas. Os jornais retratam o drama vivido pelos pacientes, que sofrem com as dificuldades para obter socorro e tratamento, mas não mostram o que os profissionais que atendem nestes serviços vivenciam diariamente: a rotina de lidar com unidades lotadas, muitas sem estrutura física para dar conta da situação e com equipes sem capacitação para oferecer pronto-atendimento de qualidade.
Para discutir esta situação e buscar uma melhor forma de organizar o atendimento de urgência no estado, o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) realizará, em 26 de novembro, o Seminário Desafios na Assistência às Urgências e Emergências Médicas. As discussões pretendem mapear as unidades que oferecem atendimento em urgência e emergência no estado, conhecer os parâmetros e protocolos que regem o atendimento médico e levantar os problemas enfrentados neste tipo de assistência. O Seminário acontece no Hotel Fiesta, em Salvador, é gratuito e voltado para os médicos que trabalham em serviços de pronto-atendimento em clínicas e hospitais da rede pública e privada na Bahia.

A intenção das coordenadoras do evento, Conselheiras Sumaia Boaventura e Rita Virgínia Ribeiro, é clara: compreender a estrutura do atendimento de emergência e o cotidiano dos médicos emergencistas para buscar a capacitação, o uso de protocolos comuns e a construção de uma rede interligada. “Há um série de instituições que oferecem o atendimento, mas não há, de fato, uma rede de atendimento. A proposta é identificar esta rede, como ela funciona e produzir um material para guiar seu funcionamento, além de interligar as unidades para melhorar a regulação de pacientes” - explica a Consª. Sumaia. Todas as atividades do Seminário contarão com um sistema de relatoria que registrará os pontos principais de cada apresentação e debate. O material dará subsídios para uma publicação do Cremeb que pretende fornecer acesso às informações sobre a rede de emergência e aos protocolos de atendimento usados a todos os médicos.

Clique aqui para ver a programação completa do Seminário Desafios na Assistência às Urgências e Emergências Médicas.

Seminário Desafios na Assistência as Urgências e Emergências Médicas (Cremeb)
Hotel Fiesta - Convetion Center
26/11/2010 - sexta-feira