ATLS sinônimo de melhor atendimento ao povo tocantinense

Mais uma vez os médicos do Tocantins puderam contar com o vasto conhecimento e a logística completa oferecida pelo Curso ATLS, que desembarcou no Estado, trazendo uma equipe de oito profissionais gabaritados da área de saúde que repassaram técnicas e orientações focadas no tema “Trauma” a 48 médicos interessados em se reciclar para assim oferecer melhor atendimento ao povo tocantinense.

“Quem vai salvar a vida de um paciente não são os equipamentos, mas sim o médico bem preparado”, afirmou o o médico Paulo Candelária, que comandou o curso no Estado e que compõe a equipe da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

O Curso Suporte Avançado de Vida no Trauma / SAVT ATLS propõe a disseminação do programa denominado "Advanced Trauma Life Support / ATLSâ" que busca ao longo de sua realização coordenar e orientar equipes multidisciplinares, de qualquer especialidade para obter mais êxitos em tratamentos de pacientes traumatizados.

A doença trauma é tudo aquilo provocado por causa externa: acidente automobilístico, homicídio, atropelamento, queimadura, suicídio, entre outras. Segundo a equipe do ATLS, o Brasil sofre hoje com cerca de 140 mil mortes causadas por trauma. “É preciso minimizar esse problema com trabalho de prevenção e investimento em recursos humanos e o CRM-TO está preocupado em contribuir, melhor, já está contribuindo com a realização deste curso, que é um verdadeiro investimento em recursos humanos”, ressaltou Candelária.

Para o médico Alexis Alison Cardozo Leite, que atua no Hospital Regional de Gurupi, “o curso é essencial para todo médico e imprescindível para aqueles que trabalham na urgência e emergência, pois traz toda uma metodologia que já foi mundialmente aceita e aprovada, isso somado a busca do médico em se melhorar, quem mais ganha é a população”, finalizou Leite.

Parcerias

No Tocantins o curso é realizado pelo CRM, tem a contrapartida do médico participante, com investimento de R$ 1.800, valor abaixo do praticado em outros mercados e com a parceria do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Sindicato dos Médicos do Tocantins (Simed- TO).